Não é tão simples mudar de sistema operacional, isso por estarmos acostumados com o modo em que interagimos com o computador e muitas vezes como enxergamos o modo em que o mercado tecnológico atua.
Mas independente da área, mudanças são muito importantes, causando por muitas vezes até frustrações. Por isso, tudo deve ser feito da melhor maneira e muito bem pensado para que ao invés de problemas, apenas soluções apareçam. Isso ocorre bastante com os sistemas operacionais. Estamos acostumados com o sistema Windows, mas muitas pessoas querem mudar para o Linux e como fazer isso? Como usar esse software?
Neste texto apresentaremos cinco dicas de como usar o Linux. Confira!
Opte por um distro mais fácil
Uma coisa que pode ao mesmo tempo ser boa e complicar na escolha é que o Linux permite muitas escolhas. Se você tem certeza do que quer, o fato de existir muitas opções vai lhe ajudar, agora se você não faz ideia do que deseja, a variedade pode ser um problema.
Sendo assim, vamos lhe apresentar dois sistemas, o Linux Mint e o Ubuntu. O interessante é que o primeiro permite que você use os tutoriais do Ubuntu e conta com uma aparência parecida com o Windows. Já o segundo possui um vasto material na internet sobre ele.
Linux não é Windows e vice-versa
Muitos novos usuários do Linux querem usar algumas aplicações do Windows e fazer as coisas do jeito que era nesse sistema operacional. Uma dica interessante é não tentar transformar o Linux em Windows, cada um é cada um.
Muitos cometem o erro de rodar programas que são do Windows em sistemas como Linux, um exemplo disso é o player de música Wine. Siga nossa sugestão, não faça isso.
Encontre sua comunidade
Possuindo comunidades de usuários, cada distro do Linux, como o Ubuntu e o Linux Mint, contam com blogs, sites e fóruns com tutoriais e dicas sobre o sistema em si. Eles também possuem grupos no Facebook, o que se tornou comum nos últimos dias.
Por se tratar de algo em que provavelmente você não tenha muito conhecimento, participar dessas comunidades e grupos pode ser de grande proveito, pois lá você encontrará outros usuários do mesmo sistema e assim tirar qualquer dúvida que aparecer.
É importante ter paciência
Se você deseja mudar de sistema operacional, saiba que a paciência deve ser uma grande aliada, isso porque se você for paciente com essa mudança, acabará deixando coisas importantes para trás, isso por causa da pressa e impaciência, causando estresse desnecessário.
Coloque na cabeça que mudar de sistema operacional é quase como uma mudança de casa. Nos dois você deve levar coisas importantes de um ponto ao outro e assim adaptá-las da melhor maneira no novo local. Em uma casa nova você pode não encontrar espaço para o sofá e a adaptação é necessária, com um sistema operacional funciona da mesma maneira.
Procure cursos especializados
Na internet você encontra diversos curso linux. Por isso, é muito importante selecionar os melhores avaliados e porque não, aqueles que oferecem certificado, o que pode ser muito importante para você no futuro. Fazendo um curso Linux especializado você vai aprender o o a o de como instalar e de como o sistema funciona. Conhecendo cada detalhe dele.