O INEP divulgou o Edital do Enem 2020 e nesta edição o Exame terá a versão digital para os estudantes, que escolherem tal modalidade, no ato da inscrição.
Não haverá possibilidade de inscrição para as duas modalidades; portanto o candidato deverá fazer sua escolha no ato do registro no site.
Tal modalidade assegura todos os recursos de ibilidade, que deverão ser informados pelo candidato no momento da inscrição.
- INEP altera datas do Enem Digital 2020
- INEP garante isenção de taxa a todos os candidatos que se enquadrarem nos requisitos para a concessão do benefício.
Vagas oferecidas
Para a versão digital são oferecidas 100.000 vagas e as provas serão realizadas, em locais específicos, das diversas cidades brasileiras.
Como se inscrever para o Enem Digital 2020?
O estudante deverá ar a página do participante, no período de 11 a 22 de maio e:
- Informar o número de seu F e a sua data de nascimento.
De acordo com o Inep, será aceita apenas uma inscrição por número de F. Depois de finalizada, a inscrição não poderá ser cancelada, ainda que dependa de confirmação de pagamento. Os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados, na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações. Antes de realizar a inscrição, o participante deverá verificar a correspondência dessas informações pessoais e; se for o caso, atualizá-las na Receita Federal. - Optar pela participação no Enem Digital.
- Após concluir a inscrição, não será possível alterar essa opção.
- Indicar a unidade da Federação e o município onde deseja realizar o exame, conforme o edital e a disponibilidade de vagas. Se o município escolhido não tiver disponibilidade de vaga, o participante poderá optar por outro município ou pelo Enem impresso.
- Informar endereço de e-mail único e válido, e número de telefone fixo ou celular válido.
- Selecionar a língua estrangeira, inglês ou espanhol, em que realizará a prova de língua estrangeira.
- Criar cadastro e senha de o para a Página do Participante, no endereço , que deverá ser memorizada e/ou anotada em local seguro. Ela será solicitada para:
a) alterar dados cadastrais de município de provas, se houver vagas, e de opção de língua estrangeira, durante o período de inscrição;
b) acompanhar a inscrição na Página do Participante ou no aplicativo oficial do Enem;
c)consultar o local de provas;
d) consultar e imprimir o Cartão de Confirmação da Inscrição;
e) obter os resultados individuais via internet;
f) inscrever-se em programas de o à educação superior, programas de bolsa de estudos e/ou de financiamento estudantil; entre outros programas do Ministério da Educação.
- A senha é pessoal, intransferível e de responsabilidade do participante. O participante que esquecer a senha cadastrada terá a opção de recuperá-la pelo endereço .
Responsabilidade do Estudante
- O participante é responsável por preencher corretamente as informações prestadas no sistema de inscrição, inclusive as relacionadas ao Questionário Socioeconômico;
- inserir os documentos solicitados e verificar se a inscrição foi concluída com sucesso. Os dados informados no Questionário Socioeconômico e os referentes à situação do ensino médio não poderão ser alterados.
- O candidato deverá anexar, no sistema de inscrição, sua foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco, que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). Neste ano, o da foto é obrigatório para a inscrição.
Critério para preenchimento das vagas do Enem Digital 2020
De acordo com informações do Inep, o critério para preenchimento das vagas será a ordem de inscrição; ou seja, à medida que os participantes forem se inscrevendo, as vagas do município vão sendo ocupadas até que o total de vagas disponibilizadas ao município seja preenchido.