Aqueles que buscam investimento seguro, vão encontrar o Tesouro Direto como “porto seguro”. Dentre todos os investimentos que temos disponíveis no Brasil, o Tesouro Direto é aquele considerado o mais seguro.
Com relação à rentabilidade, as letras do Tesouro oferecem a possibilidade de ganhar dinheiro por meio da;
- Selic
- IPCA mais juros prefixados
- Ou, juro prefixado.
Cada uma dos rendimentos mencionados possuem suas qualidades e defeitos. Vamos analisar melhor cada ponto a seguir.
Ao investir no Tesouro Direto, o que estou comprando?
Quando o investidor está comprando letras do Tesouro Direto, o mesmo está financiando o Brasil. As letras do TD representam uma fração da dívida brasileira.
- Bolsa de Valores: veja melhores ações para investir em junho de 2020
- Bolsa de Valores: especialistas dão dicas para investir em 2020
Quando compramos letras do TD, estamos financiando parte dessa dívida. É como se o governo estivesse pegando o nosso dinheiro emprestado. Em troca desse dinheiro, o governo nos paga juros. Esses juros, ou rendimento, podem ser de 3 tipos, como já mencionado.
O o ao TD é bem simples. Hoje, qualquer corretora já oferece a possibilidade de investir em letras do Tesouro.
Basta abrir a conta na corretora, e solicitar senha e usuário para ar a conta diretamente do site do TD.
Existem corretoras que já oferecem uma plataforma de investimento integrada ao TD. Desse modo, o negócio fica mais simples. O investidor não tem obrigação de ir até o site do TD e fechar seu investimento por lá.
Aproveitando, a menção sobre a dívida pública, por se tratar de um programa de investimentos do Tesouro Nacional, o TD é relativamente mais seguro do que outros investimentos de renda fixa que temos no Brasil.
Como o Tesouro Nacional, fica como uma espécie de fiador dos títulos, dificilmente o Brasil dará calote para dívida interna, ainda mais quando olharmos o tamanho que o TD tem referente à dívida total do Brasil (menos do que 10%).
Tesouro Selic
O Tesouro Selic é uma das letras do TD. O Tesouro Selic oferece rendimento atrelado à taxa Selic, portanto, quando ocorrem alterações na taxa básica de juro, normalmente, o rendimento da letra também sofre alterações.
Aqueles interessados na letra podem comprar a letra com pouco mais de R$ 105,00. Olhando outras alternativas de investimentos, o valor de entrada do Tesouro Selic, parece bem ível.
O Tesouro Selic é uma letra mais adequada para aqueles investidores que estão pensando em construir uma reserva de emergência, ou precisam de valores de fácil o.
Com um rendimento atual de 3%, aproximadamente, o Tesouro Selic não é uma das letras mais rentáveis do momento.
Tesouro IPCA
O Tesouro IPCA é a letra que oferece rendimento atrelado ao IPCA mais uma taxa de juro prefixada. Quanto mais longo for o vencimento da letra, maior é a taxa de juro prefixada.
Todas as letras do TD possuem liquidez diária, porém, as letras que possuem rendimento com juros prefixados tem um detalhe.
Por contarem com a taxa de juro prefixada esses papéis acabam sofrendo com a volatilidade do juro a mercado. Quando as expectativas de juro sobem, é normal ver as letras se desvalorizarem e o aumento do juro prefixado.
Quando a expectativa é de queda dos juros, então a taxa de remuneração da letra cai e o valor da mesma sobe. Portanto, o valor da letra pode flutuar conforme o mercado, sendo que as letras com vencimento mais longo sofrem mais volatilidade do que as letras com vencimento mais curto.
Outro ponto; as letras do Tesouro IPCA possuem algumas que oferecem pagamento dos juros semestrais. Essas letras concedem a possibilidade do investidor receber parte dos rendimentos semestralmente sem necessidade de resgatar valores e afins.
Tesouro Prefixado
O Tesouro Prefixado segue boa parte das características do Tesouro IPCA. A única diferença fica por conta da rentabilidade. O Tesouro Prefixado oferece rendimentos atrelados a uma taxa de juro prefixada, enquanto o Tesouro IPCA conta com rendimentos atrelados à inflação (IPCA) mais uma taxa de juro prefixada.
Hoje, nós temos no mercado letras do Tesouro Prefixado que pagam semestrais também. A variedade de letras é menor, em comparação ao Tesouro IPCA.
Atualmente existem letras prefixadas com vencimento mais longo pagando até 7% ao ano. Ótima rentabilidade se você for comparar com a taxa Selic de 3% a ano.