Tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei (PL), que propõe isentar alunos das cobranças relativas à emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Conforme o texto, no princípio, será liberada alguma exigência, ou seja, seria dispensada a cobrança de algumas taxas específicas, uma delas está relacionada à prova prática de direção.
De acordo com o texto, também podem deixar de ser cobradas taxas referentes aos exames necessários para tirar o documento que permite dirigir automóveis.
Atualmente, em conformidade com as regras, o brasileiro para ter a sua CNH precisa pagar para ter aulas de trânsito (teóricas e práticas), exames de vista e psicotécnico. O projeto de lei, se aprovado, tem o objetivo de facilitar a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Muitas pessoas sonham em tirar a carteira de habilitação, principalmente os jovens, que querem ter logo o seu primeiro carro. Para conseguir uma CNH é preciso entrar em uma auto escola, fazer os exames iniciais, e pagar várias taxas.
Se houver, em caso de aprovação, o brasileiro poderá ter uma isenção das cobranças para poder tirar sua CNH. Atualmente, para tirar uma CNH é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 40,34 sobre as pessoas que estiverem fazendo o exame.
Proposta aprovada
Para o Estado do Mato Grosso do Sul, foi aprovado pelos deputados, um auxílio para os alunos que repetem na prova prática de direção. Tal fato é porque muitos estudantes não am no teste devido ao nervosismo, a ansiedade e muitas vezes não é por falta de conhecimento.
Nova CNH
Conforme as regras, a nova CNH possui fotografia, número de F, número de RG, entre outras informações sobre o condutor.
Além da versão impressa, atualmente, também existe a CNH Digital, que também possui o mesmo valor.
Existem categorias de CNH, divididas em A, B, C, D e E. Essa classificação varia de acordo com o tipo de veículo que o condutor está habilitado a conduzir. Confira:
- Categoria A: habilita o condutor a dirigir moto.
- Categoria B: dirigir automóveis.
- Categoria C: habilita a dirigir caminhão.
- Categoria D: permite dirigir ônibus e Vans.
- Categoria E: reúne as categorias B (automóveis) e C (caminhão), com unidades acopladas ou reboques e trails.
Quem pode tirar a CNH?
As regras para ter o ao documento não são complicadas e possui os requisitos abaixo:
- Ter mais de 18 anos;
- Saber ler e escrever;
- Possuir Carteira de Identidade ou outro documento equivalente;
- Possuir F próprio;
- Ser aprovado em todos os testes do processo de habilitação (exame físico, psicotécnico, prova teórica e prova prática).
Como obter a carteira de trânsito digital?
- O motorista deverá instalar o aplicativo em seu celular Android ou IOS;
- Após instalar o aplicativo, você precisará fazer o através do Único do Gov BR;
- Após realizar o , você precisará apontar a câmera para o QR Code que fica na parte de trás de sua carteira de motorista e depois tirar uma foto dentro do aplicativo.
- O aplicativo comparará sua foto com a foto do banco de dados do Detran.
- Por último será necessário confirmar o CEP cadastrado no DETRAN do estado de sua CNH.
- Se estiver tudo certo, o aplicativo irá gerar a CNH Digital.