Os beneficiários do Auxílio Brasil e BPC podem receber uma parcela dobrada em dezembro. Isso se dá segundo o texto do projeto de Lei 6.394/2019, que determina o pagamento de um 13º salário aos beneficiários do então Bolsa Família e aos idosos e portadores de deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada.
A proposta foi aprovada recentemente pela Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal e tem como autor o senador Ciro Nogueira (PP-PI). Além disso, também recebeu parecer favorável do senador Paulo Paim (PT-RS).
O projeto de lei que institui a criação do 13º salário tramita na Comissão de Assuntos Sociais. Dessa forma, caso tenha aprovação, será encaminhada para a Câmara dos Deputados. Aliás, para que receba um parecer favorável, o texto deve receber sanção de Bolsonaro.
Auxílio Brasil e BPC dobrados em dezembro
O auxílio Brasil e BPC podem ser dobrados devido a proposta de conceder um 13º salário em dezembro aos beneficiários. Assim, todos terão uma renda extra neste período. Inclusive, em 2019, isso aconteceu. Portanto, os contemplados pelo Bolsa Família tiveram o ao valor. Mas, em 2020, isso não se renovou.
A nova proposta inclui no pagamento do abono natalino os beneficiários do BPC. Além disso, estipula o ree do 13º em dezembro de todos os anos. Porém, não se sabe se será possível ainda em 2021, devido a toda a tramitação necessária.
Cronograma de pagamento do Auxílio Brasil
Após a notícia da possibilidade de pagamento dobrado do Auxílio Brasil e BPC, os beneficiários ficaram ainda mais atentos ao cronograma de recebimento.
Portanto, aos contemplados do Auxílio Brasil, os pagamentos começaram no último dia 10. Assim, segue as datas conforme o final do Número de Identificação Social, o NIS:
- 1 : 10 de dezembro;
- 2 : 12 de dezembro;
- 3 : 14 de dezembro;
- 4 : 15 de dezembro;
- 5 : 16 de dezembro;
- 6 : 17 de dezembro;
- 7 : 20 de dezembro;
- 8 : 21 de dezembro;
- 9 : 22 de dezembro;
- 0 : 23 de dezembro.