O Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas referentes ao Prouni 2023, que terá por base as notas do Enem 2021 e 2022 para a classificação dos candidatos.
Prouni 2023: Bolsas Integrais e parciais
Nesta primeira edição de 2023, serão disponibilizadas 288.112 bolsas no total, sendo 209.758 integrais e 78.354 parciais.
Prouni 2023: Consulta de Bolsas
A consulta de vagas do Prouni 2023.1 poderá ser feita por meio do site (http://siteprouni.mec.gov.br/) e será liberada poucos dias antes do período das inscrições.
A consulta das bolsas/vagas concedidas poderá ser realizada pelo curso pretendido, Instituição, modalidade de bolsa e por município.
Inscrição
Todo o processo ocorre na página do Prouni, no Portal Único de o ao Ensino Superior.
As inscrições para o ProUni 2023 serão realizadas no período de 28 de fevereiro até o dia 03 de março. O resultado da primeira chamada será disponibilizado no dia 7 de março.
Como fazer a inscrição?
A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. Ao iniciar a inscrição, o candidato será direcionado para a página do GOV.BR, na qual deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas. Se o candidato possuir o cadastro, é só digitar F e senha. Em seguida preencher os dados do formulário de inscrição e selecionar as opções de curso.
Ao fazer a inscrição, o candidato poderá fazer até duas opções de curso, turno e instituição de educação superior, dentre as bolsas disponíveis, conforme seu perfil.
Exigências
Para participar do Prouni, que oferta bolsas de estudo integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas, o candidato deverá:
- Ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média.
- Ter obtido nota acima de zero na redação do Enem e não ter participado do exame na condição de treineiro.
Outras exigências
- Como o Prouni é destinado ao público que busca sua primeira graduação em nível superior, outra exigência é a de que o candidato não tenha diploma de curso superior.
- Para obter a bolsa é obrigatório comprovar renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo para a bolsa integral ou de até 3 salários mínimos para a bolsa parcial.
- O teto de renda exigido para a obtenção das bolsas ofertadas pelo Prouni não foi alterado e continua sendo o mesmo definido desde o início do programa.
Cronograma Prouni 2023/1º semestre
- Inscrição: de 28 de fevereiro a 3 de março
- Resultado da 1ª chamada: 7 de março
- Comprovação das informações da inscrição para os pré-selecionados em 1ª chamada: de 7 a 16 de março
- Resultado da 2ª chamada: 21 de março
- Comprovação das informações da inscrição para os pré-selecionados em 2ª chamada: de 21 a 30 de março
- Lista de espera (prazo para manifestar interesse): 5 e 6 de abril
Resultado: 10 de abril - Comprovação das informações da inscrição para os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera: de 10 a 19 de abril