O Ministério da Educação (MEC) liberou o o à consulta de vagas a serem disponibilizadas para a 2ª edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2018.
Veja o Calendário do Prouni 2018-2
Veja os cursos mais procurados em outras edições do Prouni
Veja média de notas de corte Prouni
e as notas de diversos cursos Prouni 2018-1
Vagas oferecidas
Ao todo, serão oferecidas 174.289 vagas para bolsas de estudo em 1.460 instituições de ensino privadas. Dessas bolsas, 68.884 são integrais e 105.405 parciais.
Consulta de Vagas Prouni 2018-2
Os candidatos podem pesquisar as vagas por curso, universidade ou município. Vejas as vagas disponíveis no site do MEC (https://prounialuno.mec.gov.br//consulta/publica)
Inscrições
As inscrições para o ProUni 2018/2 serão realizadas no período de 26 de junho até as 23h59 (horário de Brasília) de 29 de junho.
Poderão se inscrever no programa os candidatos que:
-Não tiverem diploma de curso superior;
-Que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, com nota acima de 450 pontos, sem ter zerado a redação.
Para concorrer às bolsas, conforme o edital, o candidato deverá se encaixar em pelo menos uma das condições a seguir:
-Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
-Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
-Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
-Ser pessoa com deficiência;
-Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública; conforme disposto no art. 3ºdo Decreto nº5.493, de 18 de julho de 2005.
Modalidades de Bolsas Prouni
As bolsas variam conforme a renda do candidato ao programa e conforme Edital, serão integrais, caso a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo; ou parciais, caso a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários mínimos.
Critérios para Desempate Prouni
De acordo com informações do MEC, estão abaixo os critério para desempate para concessão de bolsas do Prouni:
No caso de notas idênticas na média aritmética do Enem; o desempate entre os candidatos será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios:
I – maior nota na prova de redação;
II – maior nota na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
III – maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
IV – maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
V – maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Resultado e matrícula
O ProUni divulgará duas chamadas sucessivas. A primeira será liberada para consulta no dia 2 de julho, e a segunda, no dia 16 de julho. O candidato deverá consultar o resultado pela internet, no site do ProUni (http://siteprouni.mec.gov.br/), ou nas instituições para as quais efetuou a inscrição.
O candidato pré-selecionado deverá comparecer às instituições de ensino com os documentos solicitados para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição. Para a primeira chamada, o período de comprovação vai de 2 a 10 de julho. Já para a segunda chamada, de 16 a 23 de julho.
Lista de Espera
Os participantes que não forem convocados nas duas chamadas poderão manifestar interesse pela lista de espera entre os dias 30 e 31 de julho, no site do MEC (http://siteprouni.mec.gov.br/).
Convocação Lista de Espera
As convocações dos candidatos em lista de espera pelas instituições serão divulgadas no dia 2 de agosto.