O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma do Prouni 2020.2, por meio do edital do Prouni (Programa Universidade para todos) referente ao segundo semestre de 2020.
- MEC alterou o período das inscrições do Prouni e Fies 2020.2
- MEC divulgou o cronograma do Sisu 2020.2
- Consulta de Vagas Sisu 2020.2
ProUni 2020/2: Cronograma
- Consulta de vagas: 7 de julho;
- Inscrições: 14 a 17 de julho no site (http://siteprouni.mec.gov.br/);
- Primeira chamada: 21 de julho;
- Segunda chamada: 4 de agosto;
- Manifestação de interesse na lista de espera: 18 a 20 de agosto;
- Liberação da lista de espera para instituições: 24 de agosto
Modalidades de Bolsas
O ProUni concede bolsas de estudos de 50% e 100% em cursos superiores de instituições privadas.
As oportunidades são para estudantes que fizeram o Enem 2019, tiveram média mínima de 450 pontos no exame e nota acima de zero na redação.
Quem poderá se inscrever no Prouni 2020.2?
Conforme edital do Prouni 2020.2 somente poderá se inscrever no processo seletivo o candidato brasileiro, não portador de diploma de curso superior, que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem referente à edição de 2019, observado ainda os critérios abaixo:
- Tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Seja pessoa com deficiência;
- Seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3ºdo Decreto nº5.493, de 18 de julho de 2005.
Como se inscrever no Prouni 2020.2?
O candidato deverá:
- Efetuar o cadastro no “ Único” do governo federal e criar uma conta gov.br, meio de o digital do usuário aos serviços públicos digitais.
- Se for o primeiro o nessa plataforma de o digital, o candidato deverá inserir o seu número de Cadastro de Pessoa Física (F) e senha, caso já possua uma conta gov.br.
- Informar endereço de e-mail e número de telefone válidos, aos quais o Ministério da Educação poderá, a seu critério, enviar comunicados periódicos referentes aos prazos e resultados do processo seletivo do Prouni, e demais informações julgadas pertinentes;
- Preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar;
- Selecionar, em ordem de preferência, até 2 (duas) opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis conforme sua renda familiar bruta mensal per capita e a adequação aos critérios referidos nos artigos 3ºe 6ºda Portaria Normativa MEC nº1, de 2015.