Mais de 12 milhões de trabalhadores fizeram a opção pelo recebimento de uma parte do dinheiro referente ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), na data de seu aniversário.
De acordo com as regras, o saque aniversário do FGTS está disponível para todos os trabalhadores, que possuem saldo em contas vinculadas a contratos de trabalho, seja atual ou extinto.
Conforme informações da Caixa, ao todo, mais de 21 milhões de brasileiros escolheram sacar o dinheiro na data do aniversário; sendo 12,4 milhões somente em 2022. Ainda segundo a Caixa, as solicitações de saques ficaram distribuídas. conforme relacionado abaixo em 2022:
- Janeiro: 1.722.403 trabalhadores;
- Fevereiro: 1.676.623 trabalhadores;
- Março: 1.973.905 trabalhadores;
- Abril: 1.908.415 trabalhadores;
- Maio: 2.024.452 trabalhadores;
- Junho: 1.799.489 trabalhadores;
- Julho: 1.626.074 trabalhadores
Como desativar o saque aniversário do FGTS?
O saque aniversário pode ser ativado de forma bem simples e rápida por meio do aplicativo do FGTS ou em uma agência da Caixa. Para isso, o trabalhador deve abrir mão da modalidade padrão de saque do Fundo de Garantia, cujo saque fica disponível quando se é demitido sem justa causa (saque-rescisão).
- FGTS: Veja como aposentado que trabalha pode sacar o Fundo de Garantia
- FGTS: Veja como fazer o saque de familiar falecido
Ao fazer a troca para a modalidade saque-aniversário, uma vez por ano o trabalhador poderá retirar uma parcela do seu FGTS, no mês do seu aniversário. De acordo com as regras, a ativação desse saque deve ser feita entre o 1º e último dia útil do seu mês de nascimento. Se a solicitação for realizada fora desse prazo, o dinheiro só ficará disponível para saque no próximo ano.
Importante esclarecer que ao escolher o saque no mês do aniversário, o trabalhador deixa de ter direito ao saque do valor integral do Fundo de Garantia caso seja demitido. Dessa forma, só é possível retirar os valores referentes à multa rescisória.
Como cancelar o saque aniversário?
O trabalhador que optou pela modalidade saque aniversário e quer retornar à modalidade anterior pode reverter o saque aniversário. O saque pode ser cancelado por meio do aplicativo do FGTS ou em uma agência da Caixa, selecionando novamente o saque rescisão como opção padrão do Fundo de Garantia.
Outro fator que deverá ser considerado pelo trabalhador é que caso deseje solicitar o retorno ao saque-rescisão a mudança só terá efeito a partir do primeiro dia do 25º mês após a data de solicitação de retorno; ou seja, o trabalhador permanecerá por mais 2 anos recebendo o saque-aniversário até voltar à modalidade de rescisão.
Dessa forma, o trabalhador nascido em fevereiro que solicitar a alteração do saque-aniversário para saque-rescisão em 05/05/2022 só terá a mudança efetivada a partir de 1º de junho de 2024 (1º dia útil do 25º mês após a solicitação). Portanto, nesse período o trabalhador receberá:
- No mês de fevereiro de 2023 terá direito ao saque-aniversário anual;
- No mês de fevereiro de 2024 terá direito ao saque-aniversário anual;
- A partir de 1º de junho de 2024 ará a vigorar o saque-rescisão.
Valor do saque aniversário
O trabalhador receberá o valor de acordo com o cálculo que é feito a partir da aplicação de uma alíquota que varia de 5% a 50% sobre o saldo total das contas FGTS do trabalhador.
A Caixa acrescenta ainda uma parcela adicional que também poderá variar conforme a faixa de saldo do Fundo de Garantia.
Canais oficiais FGTS
- Site oficial do FGTS na internet (clique aqui para ar);
- Aplicativo oficial do FGTS (disponível para os sistemas operacionais Android e iOS);
- Site da Caixa Econômica Federal (clique aqui para entrar).